quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O que é um OLTP

Um sistema desse tipo promove o registro de transações realizadas no cotidiano de uma empresa em tempo real(diferenciando-se assim de sistemas que tratam as transações em lotes). Transações bancárias, reservas em hotéis, compras com cartão de crédito, dentre outras operações, são registradas e enviadas a um banco de dados afim de disponibilizar essas informações a outros sistemas. Além de gerar documentos e relatórios úteis no controle e registro de transações, promovendo maior integridade nas transações de uma empresa. Esse tipo de organização do fluxo de entradas e saídas de dados e informações promovida, se bem utilizada, é uma excelente ferramenta para aumentar a vantagem competitiva de empresas, tornar o controle de operações mais eficiente dentro de uma organização, dentre outras funcionalidades essenciais à vida da estrutura organizacional.
Este seria senão o grande coordenador (“A espinha dorsal do sistema de informação de uma empresa”) de importantes sistemas de informações das empresas. Ao atualizar uma base de dados comum a outros sistemas da corporação, os OLTP's promovem a integração entre as partes da mesma, tornando assim, com seus relatórios e documentos, mais integras as transações dessa empresa, sejam essas transações B2B, B2C, C2B. (B2B – Business to Business; B2C – Business to Client;).

3 comentários:

  1. É bom lembrar que O OLTP tem como função alimentar a base de dados que compõem o OLAP

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante colocar imagens da estrutura de um sistema OLTP. Eu achei uma: http://www.nec.co.jp/techrep/en/journal/g06/n03/Images/T360Ep048.jpg

    ResponderExcluir
  3. O OLTP oferece algumas vantagens tais como: simplicidade e eficiência.
    Também oferece uma desvantagem, a segurança.

    ResponderExcluir